Cultura Maker

A tradução de maker ao pé da letra é “Criador” e sustentado pela cultura do: “faça você mesmo” (do it yourself em inglês) surge na educação com uma proposta de fazer com que pessoas comuns criem, desenvolvam, consertem e modifiquem projetos com suas próprias mãos.

Com a ideia imersiva onde a teoria é colocada em prática, a Cultura Maker faz com que estudantes possam levar consigo experiências devidamente testadas por seus próprios méritos. Tendo oportunidade de trabalhar com ferramentas, matérias primas, tecnologia e conceitos de mecânica, robótica e computação.

A experiência da experimentação torna realidade tudo aquilo que no papel é visto de forma complexa e até mesmo impraticável. Aplicação prática de teorias reforçam o aprendizado e os preparam melhor até mesmo na hora de conquistar sua primeira posição no mercado.

Educação 5.0

Dentre os desafios da Educação, podemos destacar a ideia de criar cidadãos que vivam em harmonia na sociedade, vençam seus desafios individuais e cresçam conforme o esperado.

Ainda ontem, falava-se muito em Educação 4.0 que reflete a inundação da tecnologia no aprendizado e como é importante utilizar métodos para alcançar resultados aliando pedagogicamente ferramentas tecnológicas.

O desafio ganha proporções diferenciadas à medida que o tempo passa e as necessidades evoluem, e o individualismo se torna passado enquanto as preocupações com o coletivo se evidenciam com o crescimento da sociedade. Uso de tecnologias agora devem ser sustentáveis, saudáveis e trazer benefícios à sociedade. Portanto, novos modelos de ensino devem compor a Educação.

A Sala Maker converge essas características e propicia um novo modelo de ensino, que abrange criatividade, sustentabilidade e tecnologia voltada para soluções para a comunidade escolar.


Polos

Mapa Polos Sala Maker


Depoimentos


Mídia