19 de Junho - Dando sequência à série de iniciativas para a implementação do programa Primeira Infância na cidade de Barueri, o Departamento de Apoio Pedagógico realizou uma série de atividades com profissionais da Secretaria de Educação.
Com o propósito de aprimorar a qualidade da Educação Infantil, a Coordenadoria de Educação Infantil, em parceria com o Departamento de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação, realizou formação continuada para 1.800 ADIs (assistentes de desenvolvimento infantil) que trabalham nas escolas maternais do município. A capacitação foi distribuída em 10 encontros com duração de 6 horas cada.
Na oportunidade foram desenvolvidos temas como perfil profissional, rotina da escola maternal, jogos e brincadeiras, musicalização, contação de história e a importância do desenvolvimento infantil na Primeira Infância, processo vivido pela criança, desde seu nascimento até os seis anos de idade, que engloba aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos.
Foi fornecido material apostilado às ADIs sobre os assuntos discorridos e a cartilha “Projeto Primeira Infância – Desenvolvendo o Futuro” da Prefeitura de Barueri.
“A formação nos ajudou a aprimorar nosso trabalho durante o dia a dia com as crianças, como lidar e desenvolver estratégias para que os pequenos se sintam acolhidos no ambiente escolas”, afirmou Sandra J. Guimarães, da Maternal Egle Ap. R. Campos.
“Pude observar o quanto devemos estar sempre aprendendo e nos reciclando quanto aos cuidados com as crianças, tanto no seu desenvolvimento, parte lúdica e cuidados pessoais e de saúde. Esta formação nos capacita para uma melhoria na qualidade de trabalho e troca de aprendizagem tanto para nós educadores quanto para as crianças que são atendidas. Em especial vejo que devemos estar sempre aprendendo para oferecer o melhor com carinho, amor e dedicação para esta área da Educação Infantil, que é tão importante e necessária para os primeiros anos de vida da criança”, relatou Vanessa L. Oliveira, da Maternal Leonardo A. dos Santos.
Fonte: Secretaria de Comunicação