Professores da rede participam de encontro com neurocientista

Professores da rede participam de encontro com neurocientista

01 de Dezembro -  A Secretaria de Educação promoveu entre os dias 27 e 30 de novembro um encontro entre a neurocientista Elvira Souza Lima e professores, gestores, supervisores da pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Barueri, cujo tema abordado foi “Educação Infantil e Ensino Fundamental: um diálogo necessário”. No início do ano letivo, aconteceu o lançamento do projeto “Viver a Infância”, quando os educadores também participaram de um evento com a neurocientista.

 

A professora Elvira trouxe a contribuição dos conceitos da neurociência para a prática pedagógica dos docentes, envolvendo-os em uma reflexão sobre a aprendizagem e desenvolvimento. Demonstrou os eixos para o processo de ensino e aprendizagem: o brincar, a música, o desenho, a oralidade, a escrita e a educação literária.  

Ao promover as palestras, a Secretaria de Educação teve como objetivo estabelecer diálogos e articular saberes entre essas duas importantes etapas da educação básica, além de possibilitar a elaboração de uma proposta curricular comprometida com a qualidade e com a efetiva oportunidade de desenvolvimento para todas as crianças para, desta forma, assegurar a aquisição do conhecimento de forma contínua e inserida em uma pedagogia que favorece a vivência plena da infância. 

O projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação propõe que não apenas os alunos são os sujeitos do processo de aprendizagem, mas também seus professores como eternos aprendizes. Nas palavras da professora Elvira Souza Lima, “professor é quem dá continuidade à espécie”.  

SOBRE A NEUROCIENTISTA –Elvira Souza Lima é pesquisadora em Desenvolvimento Humano e Aprendizagem, Cultura e Mídia para Criança com estudos nas áreas de Antropologia, Neurociência, Psicologia, Música e Linguística. Possui doutorado pela Sorbonne (Paris), com pós-doutorado na Stanford University (EUA), cursos no Collège de France e na École Pratique de Hautes Études (Paris). Foi professora visitante na Universidad de Salamanca (Espanha), University of California at Santa Bárbara (EUA), Georgetown University (EUA), entre outras. Foi pesquisadora no CRESAS (Paris), e da Northwestern University (EUA). É consultora em Educação e Desenvolvimento Humano em diversos programas e projetos de Educação Pública, Educação Indígena, Educação Continuada, Formação de Professores, Mídia para Criança e Adolescente, no Brasil e no exterior. 

É autora de livros como: “Sem Medo de Errar”, “Avaliação na Escola”, “Neurociência e Aprendizagem”, ”Histórias da Natureza”, “Políticas Culturais e Aprendizagem”, “Fundamentos da Escola Infantil”, “Como o cérebro aprende a ler”, “Neurociência e Leitura”, “Ciclos da Formação”, entre outros. 

                  

Fonte: Secretaria de Comunicação

 

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.