Home / Notícias Recentes / O incentivo a aprendizagem de matemática por intermédio da tecnologia tem colocado da Educação de Barueri em lugar de destaque
20 de Fevereiro - Estimular os estudantes de Barueri a gostarem e a aprenderem matemática foi o grande desafio da Secretaria de Educação, que desde o ano passado, implantou laboratórios de informática em cerca de 60 escolas da rede de ensino.
Atualmente, cerca de 40 escolas trabalham com a maior plataforma digital de ensino de matemática do mundo: a Khan Academy.
Com o objetivo de repercutir a necessidade de estimular o raciocínio dos alunos em escolas de todo o mundo, uma matéria veiculada no jornal Bom Dia Brasil, desta terça-feira, dia 20, mostrou escolas da China e de Barueri mostrando formas de estimular a rapidez de raciocínio dos estudantes. Na oportunidade, a Emef Alcino Francisco Souza, do Jardim Silveira, foi cenário para a reportagem que mostrou entrevistas com alunos nas salas de informática e nas aulas de matemática.
De acordo com a diretora Mara Grinthal, os estudantes têm se entusiasmado muito com o uso da plataforma e dos laboratórios de informática. “Muitos deles estão animados e melhoraram muito o rendimento e notas em sala de aula”, contou a diretora.
Para o coordenador de Informática, Ricardo Nascimento, o setor de tecnologia da Secretaria da Educação tem seguido as orientações do secretário de Educação, Celso Furlan no sentido de levar salas com computadores e internet para o maior número de escolas possíveis.
Em Barueri, integram a plataforma digital os alunos de 5º e 9º anos. As escolas envolvidas, participarão de um programa denominado Avaliação de Impacto, que mede o índice de aprendizado.
A Khan Academy é uma iniciativa que disponibiliza recursos multimídia gratuitos que ajudam na aprendizagem escolar. A plataforma atua com a ajuda de vídeos e jogos, a ferramenta oferece mais de 300 mil atividades. As aulas são elaboradas de acordo com as habilidades que o aluno domina e as que precisa aprimorar. Assim, auxiliam no reforço de temas abordados em sala de aula e também introduzem noções de ciências, computação, história e economia.
Assista a matéria do jornal Bom Dia Brasil: https://globoplay.globo.com/v/6516717/