Estudantes de Barueri tornam-se multiplicadores na luta contra a dengue

Estudantes de Barueri tornam-se multiplicadores na luta contra a dengue

28 de Agosto -  Durante toda a semana passada, agentes de controle e prevenção às endemias do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses de Barueri estiveram em escolas da rede municipal de ensino para capacitar estudantes de 10 a 15 anos a atuarem como multiplicadores na luta contra o mosquito Aedes aegypti, proliferador de doenças como dengue, zika e chikungunya.

 

A ação ocorreu de 21 a 25 de agosto durante os encontros do Programa Agentes Mirins Multiplicadores, desenvolvido pela Defesa Civil semanalmente dentro de cinco escolas: Emefs Profª. Elizabeth Parminondi Romero, Prof. Taro Mizutori, Prof. Egídio Costa, Prefeito Nestor de Camargo e Prof. Ézio Berzaghi. Ao todo, 150 alunos estão envolvidos no projeto.

“Essas crianças se transformam em agentes multiplicadores. Elas vão passar para colegas, família, vizinhos a importância do controle e da prevenção da dengue e ajudar a evitar uma epidemia”, declara a diretora do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses, Juliana Bimbo.

Na ocasião, os jovens assistiram a uma palestra bastante elucidativa sobre dengue, zika e chikungunya e as formas de prevenção. Eles também receberam materiais informativos e participaram de atividades. Um jogo desenvolvido pela equipe foi aplicado para testar o quanto os estudantes assimilaram sobre o ciclo biológico do mosquito e os resultados foram bastante satisfatórios. 

Samuel Iago Ribeiro Andrade, 13 anos, do 7º ano da Escola Ézio Berzaghi, integra os Agentes Mirins e diz estar aprendendo muito sobre cidadania. “Eles ensinam coisas boas, como não usar drogas, e incentivam as pessoas a melhorar, como hoje, quando aprendemos sobre a dengue. A gente vai passando para outras pessoas”, afirma o multiplicador. 

 

Fonte: Secretaria de Comunicação

 

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.