23 de Março - Durante o mês de março, maternais, escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental de toda a rede de Barueri trabalharam o tema "69 anos de emancipação político-administrativa da cidade", que serão completados na segunda-feira, dia 26 de março.
Diversas atividades integraram a celebração do aniversário, como exposições, pesquisas, recital de poemas e aulas especiais sobre a história do município.
Na Emef Maria Meduneckas (no Jardim Silveira), por exemplo, a história de Barueri foi revisitada por alunos do Ensino Fundamental I e II. Os estudantes assistiram a vídeos com fatos históricos da cidade, analisaram os detalhes sobre o movimento de emancipação e conheceram fatos antigos e atuais do município.
Poesia, pintura e exposição de artes plásticas complementaram as festividades na Maternal Maria José Damasceno Santos, da Vila Boa Vista. Os trabalhos sobre os 69 anos de Barueri foram movimentados durante todo o mês, com confecção de quadros, exposição de esculturas e declamação de poemas sobre o tema foram as principais atividades realizadas.
Para trabalhar atividades de pintura com as crianças e enriquecer esse momento, a diretora Andréa da Cruz Silva convidou a artista plástica barueriense, Júlia Gabriela, que auxiliou na montagem de uma linda exposição sobre a cidade.
A artista pintou quadros especiais abordando os 69 anos de Barueri. Esse acervo foi doado à escola para realizar a mostra que está aberta para a comunidade.
Também ressaltando o aniversário municipal, Ivete Porfírio de Deus Trindade, que trabalha na maternal como agente de desenvolvimento infantil, declamou um poema autoral para a cidade de Barueri.
Fonte: Secretaria de Comunicação