12 de Novembro - O skate é um esporte radical e muito apreciado pela juventude. Percebendo o interesse da população, a Secretaria de Esportes disponibiliza nove pistas para a sua prática. É preciso, entretanto, disciplinar os iniciantes e mostrar-lhes a importância dos equipamentos de segurança. O curso de iniciação da Secretaria de Esportes tem 176 alunos matriculados (dos quais 30 meninas) em cinco polos:
Parque Municipal Dom José, Parque Recreativo Taddeo Cananeia, Emef Fiorante Barleta, Pista de Skate do Parque dos Camargos e CIE Bairro dos Altos. As aulas de 1h10 são semanais.
A Secretaria de Esportes fornece o skate, capacete, joelheiras e cotoveleiras. Se o atleta já possuir o próprio equipamento, ele poderá utilizá-lo em aula. A idade mínima é de 6 anos, mas há uma turma específica para adultos.
Matrículas
Para se inscrever no curso de iniciação, basta que os pais compareçam ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h munidos de atestado médico, uma foto 3x4 e cópia do RG e do comprovante de residência. Endereço: av. Guilherme P. Guglielmo, 1000, Centro.
Um pouco de história
Conta a lenda que o skate surgiu na década de 30 do século passado quando surfistas californianos tiveram a ideia de colocar rodas em caixas de madeira para se divertir nas ocasiões em que o mar não permitia acesso. Só 20 anos depois evoluiu para a prancha.
No Brasil chegou somente na década de 60 pelas mãos de filhos de diplomatas brasileiros que retornavam ao país. Ganhou muita popularidade a partir da década de 70 com a fabricação das peças no Brasil e do surgimento de muitos ídolos. Bob Burnquist e Sandro Dias, o Mineirinho, são esportistas reconhecidos mundialmente na modalidade.
Fonte: Secretaria de Comunicação