22 de Junho - Para chamar a atenção para o grande número de afogamentos que acontecem com crianças de todo o mundo, aconteceu nesta quinta-feira, dia 22, o evento chamado “Maior Aula de Natação do Mundo”, envolvendo diversos clubes e instituições de todo o mundo, incluindo 49 cidades brasileiras.
A iniciativa surgiu em 2010, nos Estados Unidos, com o objetivo de consciencializar as pessoas sobre a importância da natação contra o afogamento infantil, apontado como a segunda causa de morte acidental em crianças com idade entre 1 e 14 anos.
É a primeira vez que Barueri participa deste evento e para tanto, a gestão do Complexo Educacional Professor Carlos Osmarinho de Lima, do Jardim Flórida, mobilizou seus alunos e a comunidade para reunir o maior número de participantes nas atividades aquáticas que envolveram estudantes, professores e familiares dos alunos.
Dando início ao evento em Barueri, os participantes assistiram a uma palestra com o cabo Marcelo Soler, bombeiro educador do 18º Grupamento. Ele falou sobre técnicas de prevenções de afogamentos e o modo correto de se salvar uma vítima.
Dando sequência às atividades, teve início o aulão na piscina da escola que reuniu mais de 80 crianças e adolescentes dentro da água e cerca de 150 crianças assistindo ao evento. A ideia de viabilizar o projeto na escola barueriense foi dos professores de natação: Adriana de Bernardi, Adriano Gomes de Souza e José Maria da Costa que incentivaram a todos os alunos a participarem.
De acordo com a diretora Juliana Rosa, foi uma grande alegria ver a escola participando de um evento de importância internacional de tanta importância. “Além da conscientização e alertar sobre a questão dos afogamentos e segurança, trouxemos a comunidade até a escola para conhecer sobre o trabalho importante que vem sendo realizados por nossa equipe”, comentou.
SOBRE O EVENTO NO MUNDO - De acordo com os idealizadores, “A maior aula de natação do mundo” (Word´s Largest Swimming Lesson) é um evento projetado para criar consciência e despertar a atenção da imprensa local, nacional e internacional sobre a importância vital de ensinar as crianças a nadar. Desta forma, acredita-se que é possível reduzir o número de afogamentos em piscinas, cachoeiras, rios e praias, por exemplo. Para que a ideia possa atingir a dimensão desejada, diversas organizações e instalações aquáticas individuais se unem para cuidar dos detalhes do evento.
Este é o oitavo ano de edição do evento em caráter mundial. Durante o aulão, além das noções de aprendizagem sobre a natação, são expostas algumas das habilidades de segurança da água e mensagens que incentivam a prevenção ao afogamento.
O objetivo, a partir deste ano, é alcançar mais de um bilhão de pessoas com o objetivo de salvar vida. Os eventos locais vão contemplar dezenas de localidades em mais de 20 países dos cinco continentes, durante o período de 24 horas.
Fonte: Secretaria de Comunicação