24 de Julho - Segue agora no segundo semestre o projeto “Intercâmbios: Agências de Viagens” realizado na Emef João Tibúrcio Silva Filho, do bairro Chácaras Marco.
O projeto desenvolvido desde o segundo bimestre pela professora de inglês, Denise Baptista tem atraído grande atenção dos alunos dos sextos e nonos anos da escola.
De acordo com a professora, trata-se de um trabalho que envolve simulações de como funciona uma agência de viagens. Na oportunidade, os alunos aprendem sobre como funcionam as compras de viagens a outros países para estudo da língua local, a convivência com a cultura e as modalidades de estudo e estadia nesses destinos.
O projeto envolve também uma vasta pesquisa sobre diversas cidades e países ao redor do mundo, bem como informações sobre como ocorre a compra e venda em uma agência de viagens além de ações inerentes como a retirada de passaporte e troca de moeda em casas de câmbio. “Este trabalho é uma parte extensiva da proposta pedagógica da disciplina de língua inglesa”, explicou a professora Denise.
A escolha do tema para trabalho desse projeto levou em consideração as reflexões dos alunos levantadas a partir da disciplina em questão. Quais as impressões do aluno que estuda língua inglesa no ensino regular no Brasil? Quais são os anseios que o aprendizado do idioma traz? Quais são as atribuições na cultura e sociedade de uma pessoa que se torna falante fluente do inglês? Essas questões foram o ponto de partida para debates entre os alunos e docente na fase de escolha de tema do projeto.
Outra questão abordada e de pontual interesse dos alunos é a oportunidade de viajar a outros países e conhecer outras línguas e culturas. Os alunos exploram tanto sobre o assunto e notou-se formar tanta curiosidade que se estabeleceu como um grande tema para ser trabalhado como um projeto paralelo.
Ao longo do trabalho os estudantes terão conhecimento sobre os seguintes assuntos: modalidades de intercâmbio, elaboração e retirada de passaportes, câmbio de moedas (real/dólar): como funciona a organização da agência, cursos de idiomas no exterior, dentre outros temas.
Fonte: Secretaria de Comunicação