16 de Setembro - O Teatro Municipal de Barueri (TMB) foi ocupado pela “Paz” no dia 14.
Organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri em parceria com a Secretaria de Educação, o evento Cultura de Paz envolveu a participação de 77 escolas, mais de três mil alunos, somando trezentos trabalhos em diferentes linguagens artísticas com abordagem do tema que foi pesquisado com muita dedicação.
O resultado do trabalho está exposto na Galeria de Arte do (TMB), sob a curadoria do artista plástico Edgard Santo Moretti e permanece aberto para a visitação até o dia 22 de setembro.
Os alunos ficaram felizes em ver os trabalhos feitos por eles expostos, e elogiados pelos visitantes. A Banda da Cultura fez a apresentação musical temática durante o evento, que também contou com a participação do tenor Irailton Cunha, além de poemas declamados pelos alunos das Oficinas de Arte e das crianças do Complexo Educacional Carlos Osmarinho de Lima que apresentaram a canção “Trem Bala”, de Ana Vilela.
Em seguida houve a apresentação gratuita do monólogo "A mudança que queremos ver", de Gandhi, interpretada pelo jornalista e ator João Signorelli. Inclusive a sessão foi aberta ao público à noite, onde o evento contou com a presença de vereadores, secretários, alunos e Fabíola Sarcinella, representando a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan.
O secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, agradeceu à Secretaria de Educação, por meio do secretário Celso Furlan, pela parceria na realização do evento. “O nosso futuro está representado por essas valiosas crianças, que tanto se dedicaram ao estudo e pesquisa do tema da Paz. Estamos iniciando um movimento e essa é uma oportunidade para que juntos possamos trabalhar possibilidades de transformação de uma cultura orientada pela desconfiança, competição e uso abusivo do poder em um a “Cultura de Paz”. Hoje a Cultura de Paz e Não – Violência para as crianças do Mundo é uma realidade também em Barueri”.
Após a apresentação do monólogo de Gandhi, o ator João Signorelli elogiou a exposição e pediu que todos prestigiassem e em seguida destacou. “É uma alegria ter sido convidado para vir a Barueri, destacou João Signorelli, ressaltando que o monólogo contém 80% de palavras do Gandhi e 20% adaptadas para o mundo de hoje.
Finalizando, todos fizeram uma foto com uma gérbera branca simbolizando a paz.
Confira todas as fotos do evento na página do Facebook Cultura de Paz - Barueri.
Fonte: Secretaria de Comunicação